quarta-feira, 13 de junho de 2007

Self media

Self media:
Os self media caracterizam um fluxo de comunicação biunívoco : o emissor perde a sua omnipotência em favor do receptor, que tem agora um papel activo. Surge a interacção, a participação toma o lugar da representação.
Se, com os mass media, se vivia numa era de informação, os self media trazem consigo a era da pós-informação. O público numeroso perde a sua importância aqui, resumindo-se muitas vezes a uma só pessoa: há personalização da informação. Será a própria máquina a compreender o homem, o indivíduo, com os seus gostos e interesses particulares.
Como relata Francisco Rui Cádima, « […] o que a lógica dos self media e a interactividade evidenciam é sobretudo a crise das estratégias de encenação do actual campo mediático, que insiste de modo insuportável no discurso da actualidade trágica e no pequeno mundo da política e do fait-divers. […] »
O interface é próprio e essencial aos self media: é ele que facilita a interactividade entre o homem e o computador.
Os elementos que compõem os self media ou as possíveis aplicações a partir destes são: o computador, a Internet, o multimedia on e off-line com os seus vários ramos e uma série de híbridos que, nascidos mass media, se convertem em self media, como é o caso da televisão digital, dos jornais digitais



Fonte: http://www.citi.pt/estudos_multi/ana_cristina_camara/self_media.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.